NBC TG 47 – do Conselho Federal de Contabilidade (Edição de Abertura – Ano 1_2017)

Prezados Clientes

A D&M Auditoria e Consultoria, empenhada em atender aos trabalhos de auditoria, com elevado grau de atendimento dos aspectos técnico e ético, busca influenciar positivamente nos processos de melhoria e desenvolvimento do ambiente de nossos clientes, especialmente de controles internos e nas questões de ordem contábil.

Esta iniciativa consiste em, periodicamente, preparar análises e/ou considerações a respeito de determinado assunto, como, por exemplo, uma determinada norma contábil, tendo como principal objetivo o compartilhamento de conhecimentos, através do INFORMATIVO CONTÁBIL DM.

Nesta edição, optamos por apresentar considerações a respeito da NBC TG 47 do Conselho Federal de Contabilidade, a qual estabelece:
* Os princípios que a entidade deve aplicar para apresentar informações úteis aos usuários de demonstrações contábeis sobre: a natureza, o valor, a época e a incerteza de receitas e fluxos de caixa provenientes de contratos com clientes.
* O início da sua aplicação somente a partir dos exercícios que se iniciarem em 1º de janeiro de 2018.
* A revogação das NBC TG 17 e 30 e das ITG 02 e 11.

CONCEITOS
Alguns conceitos são importantes de serem apreciados, a fim de se ter adequado entendimento do conteúdo da norma:

Cliente – Parte que contratou com a entidade a obtenção de bens ou serviços, que constituem um produto das atividades normais da entidade, em troca de contraprestação.

Contrato – Acordo entre duas ou mais partes que cria direitos e obrigações executáveis. Podem ser escritos, verbais ou sugeridos pelas práticas usuais de negócios da entidade.

Obrigação de desempenho – Promessa em contrato com cliente para a transferência ao cliente de:
• bem ou serviço (ou grupo de bens ou serviços) que seja distinto; ou
• série de bens ou serviços distintos que sejam praticamente os mesmos e que tenham o mesmo padrão de transferência para o cliente.

DM 30 anos

Erni Dickel
Sócio Responsável Técnico
DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS

(…) Para acessar o conteúdo integral deste informativo, siga as orientações a seguir:

JÁ É NOSSO CLIENTE?

Para ler este conteúdo na íntegra, acesse o Portal do Cliente e acesse a Pasta SECRETARIA. Você vai encontrar esta e todas as demais Edições anteriores.


AINDA NÃO É NOSSO CLIENTE?

Para ler o conteúdo na íntegra, envie sua solicitação para este e-mail e faça seu Cadastro da News para receber as próximas Edições completas.


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: