O COOPERATIVISMO NA VIVÊNCIA DAS SOCIEDADES – (edição 07 / Ano 03_2019)

Oficialmente, foi a partir de 1994 em que o primeiro sábado do mês de julho foi instituído como data comemorativa do “Dia Internacional do Cooperativismo”, pela ACI (Aliança Cooperativa Internacional), tendo por objetivo “celebrar a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo”. A partir desta data, anualmente, relembramos os fatos históricos que marcam o crescimento deste movimento.

No âmbito Internacional, a história teve início em 1844, na cidade de Rochdale Manchester (interior da Inglaterra), quando um grupo formado por 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher) se uniram para montar seu próprio armazém.

No âmbito Brasileiro, observou-se diversos movimentos Cooperativos desde a época da colonização Portuguesa, destacando o ano de 1610, quando começou a construção de um estado cooperativo através das mãos dos jesuítas. Sobretudo, os primeiros registros oficiais levam ao ano de 1889, em Minas Gerais, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, voltada para o consumo de produtos agrícolas.

A cada ano, novas conquistas são relembradas e todas com seu valor especial. Recentemente, e mais precisamente, na sexta-feira 21/06/2019, pouco mais de seis mil representantes de 170 países-membros estiveram presentes na 108ª reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho) realizada em Genebra, na Suíça. Nesta, aprovaram a Declaração Centenária da OIT para o Futuro do Trabalho reconhecendo o “modelo Cooperativo de Negócios” como base estrutural para as relações jurídicas globais, direcionadas para as relações de trabalho.

CONTINUA…

Taísa Padilha Simas

Equipe DM
Sócios e Funcionários

DICKEL E MAFFI Auditoria e Consultoria SS

Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

Descubra mais sobre DICKEL & MAFFI - Auditoria e Consultoria

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading