PROCESSO DE CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS E ASPECTOS FISCAIS – (edição 18 / Ano 03_2019)

Quando o Brasil aderiu aos padrões internacionais de normas contábeis, a classe contábil se deparou com um grande desafio: o de reaprender a contabilidade, e para isso foi necessário se debruçar sobre o conjunto de pronunciamentos técnicos, convertidos em normas aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Depois do período de maior turbulência se teve uma leve sensação de que o processo de mudanças poderia estar estabilizando, mas logo vimos que o “International Accounting Standards Board” (IASB) já havia partido em direção a um amplo processo de revisão das normas internacionais, do que tem resultado em constantes ajustes, e promete permanecer por um longo período.

O propósito do presente boletim é de apresentar considerações a respeito de algumas alterações ocorridas desde 2018, com o que se espera ressaltar a importância dos profissionais da área contábil, incluídos os auditores, manterem em suas agendas o desenvolvimento permanente de estudos das normas de contabilidade. Aos auditores, cabe lembrar que além do estudo e acompanhamento das normas de contabilidade é de fundamental importância o acompanhamento das mudanças nas normas de auditoria.

Na sequência faremos também algumas considerações a respeito de aspectos fiscais que se apresentam relevantes no contexto atual. Tanto em relação as questões relacionadas com as normas, quanto aos aspectos fiscais. A intenção é de apenas tecer comentários a respeito de determinados pontos, entre muitos outros que poderiam ser contemplados, mas com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos profissionais se manterem conectados com as constantes mudanças.

Esperamos que a leitura seja agradável.

ASPECTOS CONTÁBEIS:

NBC TG Estrutura Conceitual

Em 21 de novembro de 2019 foi aprovada nova redação para essa importante norma, e a vigência da sua nova redação é para a partir de 01 de janeiro de 2020, portanto, nos próximos dias. A finalidade desta norma é:

(a) Auxiliar o desenvolvimento das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para que tenham base em conceitos consistentes;
(b) Auxiliar os responsáveis pela elaboração (preparadores) dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes quando nenhuma norma se aplica à determinada transação ou outro evento, ou quando a norma permite uma escolha de política contábil; e
(c) Auxiliar todas as partes a entender e interpretar as normas.

Para os que efetivamente gostam de contabilidade e desejam desenvolver maior capacidade interpretativa, a presente norma é uma leitura ou um estudo indispensável.

NBC TG 06 (R3) – Operações de Arrendamento Mercantil.

Esta norma, na sua versão (R3), entrou em vigor na data de sua publicação, que foi em 24 de novembro de 2017, mas a sua aplicação somente para os exercícios iniciados a partir de 1º de janeiro de 2019.

Estabelece os princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de arrendamentos, e define que um contrato é, ou contém, um arrendamento se ele transmite o direito de controlar o uso de ativo identificado por um período de tempo em troca de contraprestação de valor fixo.

Um aspecto importante a ser observado é que o arrendatário, ao mensurar o seu passivo de arrendamento, deve aplicar o ajuste a valor presente e apropriar referido ajuste ao longo do tempo como despesa financeira.

Após a data de início, o passivo de arrendamento pode sofrer alterações, e a depender das circunstâncias necessita ajustar seu valor contábil, devendo reconhecer o valor como ajuste ao ativo de direito de uso, ou, a depender da situação, contra o resultado.

Muito importante observar que a seção da NBC TG 1000 que trata do tema não sofreu alteração, portanto, não se aplica para as empresas que utilizarem essa norma como base para os registros contábeis e elaboração das suas demonstrações contábeis.

CONTINUA…

Erni Dickel
Sócio Responsável Técnico

DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS

Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: