CRISES E DIFICULDADES GERAM OPORTUNIDADES (Edição 04 / Ano_4 – 2020)

Ao chegar no Brasil a COVID-19 provocou repercussões e exigiu mudanças de comportamentos antes impensáveis para a realidade que vivíamos, sequer imaginávamos que praticamente de um dia para outro todas as pessoas seriam exigidas a usar uma máscara de proteção ao sair de casa, e ao retornar, para a sua proteção e também de sua família, necessitaria aplicar procedimentos rigorosos para descontaminação de um vírus que não sabemos se está presente na nossa mucosa nasal, nos olhos, na garganta, ou em nossas mãos, ou talvez em nossa roupa esperando uma oportunidade para nos atacar.

Com as estatísticas dramáticas que conduzem o Brasil para uma posição de destaque no ranking dos países com mais casos de contaminação e mortes necessitamos nos ajustar para seguir a vida com as atividades necessárias para atender aos compromissos existentes, e contribuir para que o País, de uma forma geral, amenize um pouco os prejuízos inevitáveis, e nesse contexto se insere a Dickel e Maffi com a sua atividade de auditar e assessorar, essencialmente cooperativas, e é sobre essa nova experiência que queremos, por meio desse boletim, compartilhar um pouco das nossas rotinas.

A primeira situação vivenciada foi a necessidade de finalização dos trabalhos de auditoria do ano de 2019, o que felizmente já estávamos com praticamente tudo encaminhado, o que nos permitiu concluir todos os trabalhos sem maiores repercussões. Já a participação nas assembleias de prestação de contas foi afetada, sendo que, até o presente momento, algumas cooperativas ainda não tiveram oportunidade de realizar as suas. Na sequência, felizmente adentramos para um período em que normalmente se forma um hiato entre o término dos trabalhos do ano anterior e o início dos trabalhos para o novo exercício, e nesse período tivemos oportunidade de encaminhar providências para que nos ajustássemos, a fim de rapidamente buscarmos uma solução para retomar os trabalhos à distância, e com as equipes atuando em suas residências (home office).

No momento, estamos aplicando procedimentos de revisão das contas de resultado dos primeiros meses de 2020, mediante a análise das informações abertas por atividade, comparativas entre os meses do exercício atual e acumuladas com o mesmo período do ano anterior, com mais ênfase a determinados aspectos dos controles internos relacionados as contas objeto de nossas verificações. Esse processo exige maior esforço de ambas as partes, tanto dos auditores quanto dos auditados, necessitando de uma melhoria na comunicação, e nesse sentido providenciamos um evento com profissionais especializados na área, que nos proporcionou oportunidades de aprendizado.

Outra oportunidade que surgiu foi de acelerar o processo de migração para o uso de diversos aplicativos do Microsoft 365, como exemplo, podemos citar o SharePoint que oferece um local seguro para armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações que aliado ao Teams, proporciona uma comunicação ágil e dinâmica entre os membros de nossa equipe e com nossos clientes. Ainda, adotamos o controle de todas nossas atividades através do aplicativo Planner, gerando segurança na aplicação dos procedimentos de auditoria determinados no planejamento de cada cliente.

Sergio Maffi e Erni Dickel

Sócios Responsáveis Técnicos
DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS

Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: