DECRETO Nº 10.410, DE 30 DE JUNHO DE 2020 – (Edição 06 / Ano_4 – 2020)

Foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 01/07/2020, o Decreto N.º 10.410 que altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999.
A atualização se fazia necessária após a aprovação da “Nova Previdência” através da Emenda Constitucional n.º 103/2019, que consolidou as alterações na legislação dos últimos dez anos.

O objetivo do presente boletim é apresentar uma análise de aspectos relacionados às alterações promovidas por esses dispositivos legais, sem a pretensão de abranger todas as alterações. Portanto, importante para que ele seja objeto de análise na íntegra.

Novos Segurados:
O decreto atualizado acrescenta como segurados da Previdência Social, várias atividades que antes não eram mencionadas ou não existiam, como por exemplo: motoristas de aplicativos, artesãos, empregados sujeitos a contrato de trabalho intermitente, o cooperado de cooperativa de produção que, nesta condição, presta serviço à sociedade cooperativa mediante remuneração ajustada ao trabalho executado, o Micro Empreendedor Individual – MEI entre outras.

“Art. 9º Letra S
II – como empregado doméstico – aquele que presta serviço de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal a pessoa ou família, no âmbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos, por mais de dois dias por semana;”

Dec.10.410 de 30/06/2020

Também, inclui os trabalhadores domésticos, que agora, passam a ter direito a benefícios acidentários, como auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente, auxílios que antes não tinham direito.

Observação: auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente são as novas nomenclaturas para auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, respectivamente, modificação trazida pela Emenda n.º 103/2019 que excluiu as palavras ‘doença’ e ‘invalidez’ e as substitui por incapacidade temporária ou permanente.

Karine Martins da Roza Nogueira
Coord.Admin.Financ. / Equipe DM
DICKEL E MAFFI – Auditoria e Consultoria SS

Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: