Papel da Auditoria Interna na governança – (edição 17 / Ano 02_2018)

Informativos Contábeis-2018018
informativo 2018

A governança corporativa aborda tanto o ambiente interno como o externo, já que se trata de um sistema que visa assegurar aos sócios a gestão da organização de forma estratégica e posicionada diante ao mercado, onde o mais relevante é garantir a equidade, a transparência e a responsabilidade pelos resultados.

O The IIA (The Insitute of Internal Auditors), acredita que a auditoria interna possua um papel vital na governança, isso porque a mesma presta e oferece conhecimentos para o monitoramento e avaliação de situações e ainda, na implantação ou manutenção de riscos. Logo a atuação da auditoria interna funcionará como um provocador de mudanças e melhorias dentro da organização, e deverá estar devidamente posicionada para prestar um serviço de qualidade. Com isto, entendemos que ter no seu escopo de trabalho, o propósito de melhorar os processos de governança corporativa, tornará muito mais atrativo e eficiente, a gestão da organização. Esse trabalho terá o intuito de fortalecer e apoiar a gestão por meio de auditorias cujos pilares serão os gerenciamentos dos riscos e controles que darão suporte para os administradores avaliarem o ambiente interno e externo, o que valoriza e permite oferecer uma melhor percepção da própria empresa, identificar as tendências do mercado, para se posicionar de forma mais competitiva e se propor a novos desafios.

No Brasil, após diversos acontecimentos em virtude da SOX (Lei Sarbanes Oxley – 2002), se experimentou uma significativa evolução na governança corporativa, passando pelas instituições financeiras reguladas pelo Bacen e, também, pelas que são de competência regulatória da CVM. No atual cenário, as empresas familiares e demais grupos vêm trabalhando para promover a melhora da governança, afim de aumentar a credibilidade frente investidores, financiadores, clientes e demais partes interessadas. Com isso, em meados de 2011 a CMV posicionou-se com relação a criação do “COMITÊ DE AUDITORIA”, para que sirva como chave de comunicação entre o conselho de administração e auditoria independente, assim como os stakeholders.

CONTINUA…

Juliana do Couto Borges e Suellen Perez Westin

Equipe DM
Sócios e Funcionários

DICKEL E MAFFI Auditoria e Consultoria SS

Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: