ASPECTOS CONTÁBEIS DE UMA OPERAÇÃO DE VENDA DE SOJA – (Boletim_03 / Ano_5–2021)

Boletim DM - ano 5
Dickel e Maffi - 2021

A operação

Muitas são as modalidades de operações de compra e venda de produtos agrícolas, especialmente da soja. Neste boletim, trataremos exclusivamente de uma operação que tem as seguintes características:

  • Soja disponível com entrega imediata;
  • Preço a fixar no período de 22/06/2021 a 20/05/2022 – base CBOT SK2 maio de 2022;
  • Plus de US$ 3 por saca no momento da liquidação;
  • Liquidação a partir de 01/04/2022.

Para fins de análise, vamos considerar dois cenários para a soja que está sendo comercializada, a saber:

  • Soja própria (já liquidada com os produtores);
  • Soja por adquirir e sem vinculação com contratos de compra.

Considerando o objetivo do presente boletim, vamos dispensar comentários sobre os motivos que levaram a cooperativa a realizar essa operação e partir diretamente para as análises das questões contábeis.

Reconhecimento do ingresso/receita

Considerando que o produto será entregue ao comprador com transferência total dos riscos e dos benefícios, o ingresso/receita deve ser reconhecido no resultado; especialmente porque se tem condições de mensurar o custo, conforme veremos adiante. A questão é: qual o valor do ingresso/receita?

As notas fiscais de embarque da soja serão emitidas, provavelmente, com valor muito próximo ao de mercado, especialmente pelo fato de a apólice de seguro, para cobertura de eventual sinistro, tomar por base o valor dessas notas. Contudo, independentemente disso, enquanto o preço não for fixado, o crédito deverá ser mensurado ao valor justo cotado no mercado ativo, ou seja, a sua fixação deverá ser simulada com base nos preços cotados na Bolsa de Chicago para os contratos futuros (SK2) e, sobre esse valor, será aplicado um desconto financeiro por conta do vencimento futuro. Toda a variação do valor justo que ocorrer até a fixação deverá ser reconhecida como ingresso/receita bruta, não como ingresso/receita financeira.

CONTINUA…

Erni Dickel
Sócio Responsável Técnico

DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS


Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: