RESERVA DE EQUALIZAÇÃO – Uma reflexão para os tempos atuais – (Boletim_01 / Ano_5 – 2021)

Boletim DM - ano 5
Dickel e Maffi - 2021

A Reserva de Equalização, no ambiente das cooperativas, foi criada pela Resolução 27 do Conselho Nacional de Cooperativismo, de 22 de agosto de 1984, a qual tinha como propósito o registro dos resultados da correção monetária realizada nos termos dos artigos 55 a 57 do Decreto-Lei n. 1.598, de 26 de dezembro de 1977, bem como a de outros saldos remanescentes de correções ou reavaliações feitas de acordo com a legislação anterior ao referido decreto-lei, indivisível para os fins de distribuição.

É possível que algumas cooperativas ainda preservem saldos contábeis dessa reserva, mas, certamente, muitos profissionais que atuam no cooperativismo conservam, na memória, informações a respeito dela.

A palavra “equalizar” significa uniformizar, mas também é empregada para falar de uma técnica utilizada para alterar parâmetros que vão aumentar ou diminuir a intensidade das diferentes frequências do som. Importa, no presente boletim, estabelecer como significado o aumento ou a diminuição dos resultados.

Na condição de auditores, temos, com certa frequência, nos deparado com a adoção de práticas contábeis inadequadas diante do conjunto de normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, mais especificamente a de constituir provisões em montantes maiores ou menores, a depender da situação.

Para quem tem a responsabilidade de executar uma contabilidade de conformidade com as normas e para os auditores externos que têm a responsabilidade de homologar as práticas adotadas, tudo com o objetivo de produzir informações fidedignas para os mais diferentes usuários, é inevitável o confronto de posições entre os que defendem essa prática e os que defendem a adequada aplicação das normas contábeis.

CONTINUA…

Erni Dickel
Sócio Responsável Técnico

DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS


Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: