Estrutura de notas explicativas – Uma breve abordagem com foco na NBC TG 26 do Conselho Federal de Contabilidade – (edição 13 / Ano 04_2020)

Caros leitores, estamos nos aproximando de mais um final de ano, ou melhor, de mais um período de encerramento de exercício, pois o ano só acaba para nós após a realização das AGOs, não é? Nesse período de encerramento, compartilhamos com vocês uma importantíssima tarefa, a elaboração e a revisão das demonstrações contábeis e suas companheiras, as notas explicativas.

Bem, o objetivo deste boletim é tratar dessas indispensáveis e inseparáveis companheiras, que têm o objetivo, como o próprio nome já diz, de explicar os dados divulgados nas demonstrações contábeis.

As notas explicativas possuem um papel importantíssimo que, às vezes, por nós não é explorado; outras vezes, por falta de conhecimento do usuário, é ignorado. E cabe a nós, profissionais da Contabilidade, valorizar e fazer com que o usuário valorize o produto resultante do nosso trabalho.

Como sabemos, a maior parte das informações são apresentadas de forma resumida nas diversas peças que compõem as demonstrações contábeis. Nesse contexto, as notas explicativas dão suporte aos usuários na compreensão dos dados divulgados, contemplando: o contexto operacional e a estrutura da entidade; as políticas contábeis que a administração utiliza; a abertura dos principais saldos; as estratégias adotadas para gerir os riscos do negócio; etc. Informações essas indispensáveis e que buscam esclarecer os fatos ocorridos referentes à situação econômica e patrimonial da entidade.

Geralmente, quanto mais detalhes forem divulgados sobre os elementos patrimoniais relevantes, mais qualidade terão as demonstrações contábeis das entidades. Vale destacar que, além das normas contábeis, a Lei 6.404/1976 – Lei das Sociedades por Ações – também apresenta conceitos e informações relevantes para a publicação das notas explicativas.

Igualmente, é importante mencionar que nem todas as informações apresentadas nas notas explicativas das demonstrações contábeis fazem referência aos registros contábeis, mas que são divulgadas por serem relevantes aos usuários internos e externos. A título de exemplo e de forma simplificada, podemos citar a divulgação de políticas de risco das entidades.

CONTINUA…

Fioravante Luiz Cominetti e Juliana Padilha de Souza

Equipe DM
Sócios e Funcionários

DICKEL E MAFFI Auditoria e Consultoria SS

Acervo das Publicações DM

As edições completas dos Boletins Informativos estão disponíveis no Acervo de Publicações DM. Para acessar, clique no botão abaixo, faça seu cadastro, escolha seu título e boa leitura.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: