NBC TG – 12 AJUSTE A VALOR PRESENTE (Edição 04 – Ano 1_2017)

PARTE III

EXEMPLOS

Nesse boletim apresentamos alguns exemplos de cálculo e registro do ajuste a valor presente, tema que foi objeto de considerações nos boletins 02 e 03. Os exemplos são meramente ilustrativos, exclusivamente com a finalidade de demonstrar o cálculo e os registros e promover a análise/estudo de situações que suscitam dúvidas e questionamentos.

Fórmula de cálculo:

A NBC TG 12, no item 22, estabelece que a quantificação do ajuste deva ser realizada em base exponencial “pro rata die”. Assim, podemos aplicar as seguintes fórmulas (HP ou EXCEL):
PV = FV / (1+i)n
Onde:
PV = valor presente
FV = valor futuro
i = taxa de desconto
n = prazo

=SE(K6>0;VP(K4;K6;;H6;)+H6;0)
Onde:
K6 = prazo em número de dias
K4 = taxa de desconto ao dia – em percentual
H6 = valor futuro

Vale lembrar que a referida norma também estabelece que o registro do AVP deve ser feito nas contas a que se vinculam e que as reversões dos ajustes, via de regra, devem ser apropriados como receitas ou despesas financeiras.

DM 30 anos

Erni Dickel
Sócio Responsável Técnico
DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS

(…) Para acessar o conteúdo integral deste informativo, siga as orientações a seguir:

JÁ É NOSSO CLIENTE?

Para ler este conteúdo na íntegra, acesse o Portal do Cliente e acesse a Pasta SECRETARIA. Você vai encontrar esta e todas as demais Edições anteriores.


AINDA NÃO É NOSSO CLIENTE?

Para ler o conteúdo na íntegra, envie sua solicitação para este e-mail e faça seu Cadastro da News para receber as próximas Edições completas.


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: