AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS UNIDADES DE RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS – URAG (Edição 10- Ano 1_2017)

Nas cooperativas agropecuárias os serviços de recebimento, limpeza, secagem e armazenagem de grãos são realizados em unidades geradoras de caixa, as quais, de alguma forma necessitam ter o seu desempenho avaliado. Assim como, também, é necessário se ter avaliação sobre o desempenho da cooperativa na comercialização da produção.

Tradicionalmente, a sistemática de avaliação de desempenho dessas unidades tem sido através das receitas de vendas, deduzidos os impostos incidentes, o custo dos produtos vendidos e as despesas operacionais, no entanto, essa sistemática tem se revelado inadequada, entre outras, pelas seguintes razões:
a. Nem sempre os produtos recebidos e armazenados são comercializados pela unidade, por vezes são transferidos para outras, ficando sem a receita da venda, somente com os gastos.
b. A comercialização da produção não é determinado pela gerência da unidade, mas pela gerência comercial da cooperativa, que leva em consideração questões de logística, etc., portanto, não se pode atribuir responsabilidades à gerência da unidade sobre uma atividade que ela não interfere.
c. A aquisição dos produtos depositados pode não ocorrer na mesma época da venda, com possíveis variações de preços entre uma data e outra, ao menos a nível de unidade;
d. Os gastos com a manutenção dos produtos depositados aumentam a medida que permanecem por mais tempo estocados, assim como a unidade também fica por mais tempo exposta a outros riscos inerentes a atividade.

Em busca de uma solução para a dificuldade de avaliação de desempenho algumas cooperativas realizam o rateio das receitas de vendas entre todas as unidades de recebimento e armazenamento, a fim de viabilizar que todas tenham receita para cobertura dos seus custos de operação. Nesse caso, o custo dos produtos vendidos também é rateado na mesma proporção da receita, do que resulta em margens de comercialização idênticas para todas as unidades.

Outras cooperativas simplesmente têm procedido a avaliação de desempenho com base nos mesmos parâmetros que as citadas acima, porém sem individualização das unidades.

DM 30 anos

Erni Dickel
Sócio Responsável Técnico
DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS

(…) Para acessar o conteúdo integral deste informativo, siga as orientações a seguir:

JÁ É NOSSO CLIENTE?

Para ler este conteúdo na íntegra, acesse o Portal do Cliente e acesse a Pasta SECRETARIA. Você vai encontrar esta e todas as demais Edições anteriores.


AINDA NÃO É NOSSO CLIENTE?

Para ler o conteúdo na íntegra, envie sua solicitação para este e-mail e faça seu Cadastro da News para receber as próximas Edições completas.


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: