SISCOSERV (Edição 12 – Ano 1_2017)

O SISCOSERV é uma sigla para “Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio e foi instituído pela Lei 12.546, de 14 de dezembro de 2011. O sistema é gerido, em conjunto, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pela Receita Federal Brasileira (RFB).

O SISCOSERV foi criado para controlar os dados das importações e exportações de:

• Serviços – manifestação física de uma parte prestando serviço para outra.

• Intangíveis – transferência (ou cessão) de direitos ou bens intangíveis.

• Outras Operações – que não se encaixam em nenhuma das duas anteriores: são operações mistas (com produto e serviço, ex. fornecimento de refeições)*, operações financeiras, arrendamentos, franquias, factoring, etc.

*É importante esclarecer que as operações que envolvem bens e mercadorias (físicas) também serão objeto de registro no SISCOMEX.

Desta forma, o SISCOSERV determina a obrigatoriedade de registros, em operações feitas por empresas e pessoas domiciliadas no Brasil, que:

• Prestem serviços e faturam por domiciliados no exterior;

• Contratem serviços e são faturados por domiciliados no exterior;

• Transfiram intangíveis e faturam domiciliados no exterior;

• Contratem intangíveis e são faturados por domiciliados no exterior;

• Contratem domiciliados no exterior através de agenciadores, mas são faturados por domiciliados no exterior, mesmo que os agenciadores sejam domiciliados no Brasil;

• Realizem outras operações previstas na NBS (especificar a sigla) com domiciliados no exterior – e as faturem ou sejam faturados.

O SISCOSERV é um sistema constituído de dois módulos: VENDA e AQUISIÇÃO, conforme os exemplos abaixo:

Solange Monteiro
Auditora – Equipe DM (2017)

DICKEL e MAFFI – Auditoria e Consultoria SS

(…) Para acessar o conteúdo integral deste informativo, siga as orientações a seguir:

JÁ É NOSSO CLIENTE?

Para ler este conteúdo na íntegra, acesse o Portal do Cliente e acesse a Pasta SECRETARIA. Você vai encontrar esta e todas as demais Edições anteriores.


AINDA NÃO É NOSSO CLIENTE?

Para ler o conteúdo na íntegra, envie sua solicitação para este e-mail e faça seu Cadastro da News para receber as próximas Edições completas.


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: